Vista do Rio Vermelho - Cidade de Goiás

Acervo de Marco Antônio Veiga - Vista do Rio Vermelho - Cidade de Goiás - 1934

Hugo de Carvalho Ramos - 1920

Marcadores:

Hugo de Carvalho Ramos - 1920

Hugo de Carvalho Ramos nasceu na Cidade de Goiás em 21 de maio de 1895 e faleceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921. Foi um dos maiores poetas do Brasil. Era filho do poeta Manoel Lopes de Carvalho Ramos e de Mariana Fenelon Ramos. Iniciou seus estudos na cidade natal onde, desde cedo, impressionou seus mestres pelo fascínio demonstrado pela literatura, que o levou a ler os clássicos universais ainda na adolescência. Ultrapassada a primeira etapa dos estudos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, matriculando-se, em 1916, na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais.

Iniciou-se cedo na carreira literária escrevendo em prosa e em verso. Sabe-se que alguns de seus contos mais conhecidos foram escritos aos quinze ou dezesseis anos. Em 1917 publicou Tropas e Boiadas, uma coletânea de contos de inspiração sertaneja, que mereceu referências elogiosas da crítica nacional.

Em 1920, estando prestes a concluir o curso jurídico e estando já abatido por crise de depressão, viajou ao interior de Minas Gerais e São Paulo. No ano seguinte, novamente de volta ao Rio de Janeiro, vítima da angústia e da depressão, cometeu suicídio.

1 comentários:

falta MUITA informacao.


Postar um comentário

Followers