Vista do Rio Vermelho - Cidade de Goiás

Acervo de Marco Antônio Veiga - Vista do Rio Vermelho - Cidade de Goiás - 1934

Antônio Ramos Caiado - Totó Caiado - 1909

Marcadores:

Antônio Ramos Caiado - Totó Caiado - 1909

Antônio Ramos Caiado, conhecido como Totó Caiado , nasceu na Cidade de Goiás em 15 de maio 1874 e faleceu em Goiânia em 1967, foi um grande político brasileiro. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo, foi intendente municipal, secretário do Interior e Justiça e Segurança Pública e deputado estadual. Lutou ao lado das forças legalistas contra a Revolta da Armada (1893).

Foi fundador e dirigente do jornal A República e O Democrata. Um dos chefes da revolução de 1909, que marcou a queda do grupo chefiado por José Xavier de Almeida e o início da etapa de domínio político do Partido Democrata (1909-1930). Em 1909 elegeu-se deputado federal por Goiás, reelegendo-se em diversas legislaturas, e foi Senador da República, contribuiu para a legalização da imigração Alemã em Goiás e criou a Coluna Caiado para enfrentar Luis Carlos Prestes. Antônio Ramos Caiado é avô do Deputado Federal Ronaldo Caiado.

12 comentários:

gOIAS ANDA PRECISANDO DE HOMENS ASSIM.POR QUE NÃO O NETO?


QUERO VER SE HA UM CAIADO CORRUPTO?!!!


Nossa! era realmente muito bonito


O Ronaldo Caiado é o político mais honesto do Brasil. Nunca vi e nem ouvi nada que desabone sua conduta.


Vcs disseram que o Bandeirante foi um herói. Nossa, como vcs estão por fora da História. Ele, o Bartolomeu Bueno da Silva filho exterminou centenas e centenas de índios, roubou toneladas de ouro que pertencia a "coroa" e vcs ainda fala dele como se fosse um herói??????


Uma observação: A História não está pronta e nem acabada, então, é bom tomar cuidado com certas informações.


Esse totó criou lei que permitiu aos caiado apossar-se de milhares de alqueires de terras para os lados de onde hoje é Mozarlândia; nomeou um tal juiz Calmon, em 1918/19, para assassinar o pai do Abilio Wolney e nove de seus parentes em Dianopólis, antido São José do Duro, e só não mataram o próprio Abílio, porque este conseguiu fugir. Isso apenas pelo fato de o cara ser adversário político... e fez mais muito mais maldades...Ah..Abílio era deputado estadual e fora eleito deputado federal, mas, a mando do totó aí, fora depurado. Depurado era o mesmo que hoje é cassado, ou seja, o abílio estava em viagem ao rio de janeiro, quandao fora depurado ("cassado"). Ainda bem que veio a reolução de 30 e derrubou esses caiados; dá para saber de que lados estavam na recente ditadura militar, inclusive Leonino Caiado fora governador biônico, indicado pelos "meganhas".


O Governo do estado precisa de Ronaldo Caiado homem de carater e personalidade....


O Brasil ja esta cheio de coroneis disfarsado de deputado, exemplo Jose sarnei e outros da mesma laia, entao nao pre cisamos de caiados na presidencia para fuder mais os cidadaos brasileiro
nao. Chega destes coroneis filhos da puta. O brasil esta presisando e de verdadeiros patriotas que derrubem, estes corrupiros e ladroes.


alem de um excelente profissional é um dos politicos mais honestos que conheço. nunca vi seu nome envolvido em nenhum escandalo etc. deve se candidatar ao governo de goias em 2014. o que falam dos caiados e apenas muita inveja porque é um povo que brilhou, brilha e ainda brilhará em goias. parabéns dr. ronaldo e va em frente


muito ruim meus filhos


Conheço bem a fama de TOTÓ, matou muita gente onde nasci e mandava enterrar nas areias do Rio Tesouras...entre tantas outras covardias que fazia com quem ia contra seus propósitos...e tomou mais terra em Goiás do que qualquer outro político de Goiás.


Postar um comentário

Followers