Vista do Rio Vermelho - Cidade de Goiás

Acervo de Marco Antônio Veiga - Vista do Rio Vermelho - Cidade de Goiás - 1934

Coreografando entre Pesos e Medidas

Tatiana MendesOsvaldo Jefferson da Silva*
odlavsojeff@hotmail.com

Tatiana Mendes. Personal Chef, Consultora Gastronômica e Professora Universitária – uma verdadeira coreógrafa das cozinhas, inovando sempre, com muita diversão, ao materializar suas criações gastronômicas entre pesos e medidas. Enfim, pequenos ou grandes espaços tornam-se palco para a elaboração de seus pratos.

Sempre bem-humorada, brinca com ingredientes, trazendo consigo além de conhecimentos gastronômicos, alguns linguísticos, advindos de seus estudos em culinária nacional e internacional. Dedica boa parte de suas criações gastronômicas ao público infantil, desmistificando a teoria popular de que lugar de criança é distante da cozinha, o oposto disso, pois a Chef Tati transformou o mundo das panelas num universo gastronômico infantil bem especial, criando pratos atraentes como mini-sanduíches, pizzas com expressões faciais, além de moldar verduras e legumes em formatos estelares.

Tatiana MendesCom sua experiência como bailarina clássica, durante suas aulas, observamos cada passo de sua coreografia gastronômica – movimentos sutis com as panelas, leves com os doces e harmônicos com os salgados. Na verdade, entre nós, seus amigos, sabemos o quanto é “destabanada” (este detalhe é só para os íntimos), mas isso não interfere na qualidade do seu trabalho.

Dos salgados aos doces, das crianças aos adultos, da gastronomia clássica francesa a petiscos de boteco. Versátil. Profissional. É assim que Tatiana Mendes agrada “gregos e troianos” com suas criações contemporâneas. Alimentos pouco apreciados pela maioria das pessoas como berinjela e pimentão, por meio de suas mãos, passam a ser sofisticados e atrativos aperitivos dignos dos banquetes dos templos helênicos.

Ao degustar cada uma de suas criações entramos num estado de êxtase incrível, praticamente um “orgasmo” gastronômico, com sequências múltiplas a cada nova mordida.

“Livros de receitas não formam bons chefs, mas sim sensibilidade” foi com essas palavras que Tatiana definiu a arte da aprendizagem em gastronomia e acrescentou que os nossos sentidos são muito importantes na composição de um prato, mas, além disso, devemos cozinhar com amor. Diante dessa apreciação podemos compreender que “Cozinhar” consiste em transformar os rituais do servir e do alimentar-se em prazer, é como se entregar por inteiro a um novo amor.

Tatiana MendesUma das atrações do seu discurso gastronômico é, com certeza, sua simpatia durante as suas aulas, principalmente quando faz uso dos diminutivos como bolinho, cozinhadinha e de aumentativos como fogãozão industrial. Sem esquecer do exagero de suas adjetivações como ultra-mega-power saborosa, bomba calórica. Além da utilização de expressões ousadas como “tocar o terror” na cozinha, “comer o universo”. Enquanto, a Chef compõe seus pratos entre seus alunos ouvem-se sussurros: Noooooossa!!! Adorooo!!! Delííícia!!! Que apetite... isso tudo descontrai o clima de suas oficinas, incluindo dentre os ingredientes de seus pratos muitas gargalhadas.

Esteja sempre alerta na cozinha!!! Antes, durante e depois do preparo de cada receita deve-se estar atento(a) a higienização do local de trabalho e dos produtos utilizados. É preciso ainda saber escolher bem os ingredientes no ato da compra, pois esses elementos são essenciais para garantir o sucesso de um prato, fazendo com que esse esteja esteticamente apresentável e saudável. Claro! Além de suculento.

Em suas oficinas a Chef Tati permite aos participantes interagir de forma teórica e prática, colocando a mão-na-massa, literalmente, como ocorreu nos dias 7 e 8 de maio, no Espaço Empreender, localizado no 3º piso do Shopping Flamboyant, na oficina “Petiscos de boteco”. Pratos como Bolinhos de bacalhau, Panelinha, Calango do cerrado (lagarto), Antepasto e Voul-na-vent, além da revelação do evento – os Chips de arroz selvagem.

Sensibilidade – esse é o segredo do sucesso gastronômico da Chef, agregando valor a sua ultra-mega-power-plus criatividade. Enrola, amassa, espera, cozinha, encanta, cheira e, finalmente, degusta. Cada uma dessas etapas é apreciada minuciosamente por todos os participantes de suas aulas e amigos que a aplaudem no seu palco particular – a cozinha. Desse modo, ela brinca de verdade, “coreografando” seus passos entre pesos e medidas.

Tatiana Mendes
Consultora Gastronômica & Personal Chef,
Professora da Universidade Estadual de Goiás e das Faculdades ALFA,
Instrutora de Gastronomia do SENAC
Fone: +55 62 81550699
E-mail: contato@tatianamendes.com.br
Msn: tati_mendes_@hotmail.com

4 comentários:

Eu como aluna e adimiradora de Tatiana Mendes, sou suspeita de falar dessa pessoa maravilhosa.
Como Osvaldo Jefferson bem definiu, esta é uma pessoa de imenso talento e dedicação.
Tatiana Mendes é um tempero de diverssão, inteligencia, delicadeza e muita responsablidade.
À minha professora Barbie só tenho a agradecer!!

Renata


Parabéns duplo a você MULHER E 'GRAND CHEF'!Pois é na cozinha, palco aparentemente tão isolado que merecemos, após cada criação, os méritos públicos pela arte que produzimos incondicionalmente.
Cleisimone


Jeff... Jeff...
Você como sempre MARAVILHOSO!!! Amei o post... será que sou tudo isto mesmo!?! rsrsrsrs...

Para aqueles que estão interessados nas receitas acessem www.tatianamendes.com.br. A partir dia 10/07 estarão lá!

Bjocas a todos!

Tatiana Mendes


PERFEITO!!!

ANA MARIA MACHADO - SEIA-PT


Postar um comentário

Followers